9 de outubro de 2013

Ferrovia Rética, Albula/Bernina


130 quilômetros num só trem. A via férrea de Albula/Bernina forma o coração da lista de Patrimônios Culturais Mundiais da UNESCO, sendo considerada como uma das rotas mais espetaculares do mundo.

 A Rhaetian Railway entre Thusis e Poschiavo é uma maravilha da engenharia ferroviária. Os entusiastas das ferrovias afirmam que o percurso de Albula entre Chur e St. Moritz é a rota das montanhas mais pitoresca do mundo, dando grande atenção ao viaduto Landwasser, de curvas incrivelmente arrojadas.


Mas isso é só o começo: no percurso de sua rota, o Bernina Express passa pela gigantesca geleira de Morteratsch, sobe, sem a ajuda de cremalheira, através da linha férrea do passo alpino mais elevado da Europa, o Bernina, de 2.253 metros de altura, e serpenteia montanha abaixo até Poschiavo dando voltas arrojadíssimas. Os passageiros em viagem para Tirano ainda experimentarão outra exclusividade em Brusio: um túnel exposto helicoidal. 

O "Kleine Rote" (literalmente: “Vermelhinho”) é o coração da lista de Patrimônios da Humanidade de Bernina/Albula da UNESCO, que inclui também a paisagem cultural ao redor, com seus vilarejos prístinos, paisagens de uma aspereza romântica e Alpes ancestrais.

Veja as fotos abaixo:
Geleira de Morteratsch 
Vista panorâmica 
Saída do túnel
Família olhando o Bernina Express

Visitantes
Estação ferroviária


Fonte: Myswitzerland.com



Nenhum comentário: